segunda-feira, 28 de junho de 2010

Matéria sobre jogos de tabuleiro

O site Globo.com publicou uma matéria legal sobre jogos de tabuleiro. Aqui reproduzo na íntegra:

"Os games hoje estão cada vez mais sofisticados, mas não devemos esquecer os bons e velhos jogos de tabuleiro, que podem proporcionar diversão sem a necessidade de grandes aparatos ou robustez, dentro ou fora do computador. Para quem gosta desses jogos, o que se vê nas lojas brasileiras é sempre a coleção dos mesmos e eternos títulos, há anos. Mas lá fora, especialmente na Europa, e mais especificamente na Alemanha, prospera desde os anos 90 uma tendência à elaboração de jogos de tabuleiro assaz criativos. Não por acaso, estes ganharam a classificação, em inglês, de "German games" e têm até verbete na Wikipedia .

Eles começam como jogos de tabuleiro comuns, mas os mais populares têm versões eletrônicas em sites. Todo mundo pensa em jogos de estratégia como longos e tediosos, mas os "jogos alemães" combinam raciocínio com excelente jogabilidade e animação na mesa (e bons desafios no computador). São versáteis e permitem ganhar cada partida de um jeito diferente, incentivando o jogador a experimentar sempre novos caminhos em suas táticas. Além disso, equilibram o frio cálculo com eventuais golpes de sorte (ou azar) que aumentam o prazer da experiência.

Infelizmente, nenhum desses jogos tem versão nacional. O pioneiro, chamado The Settlers of Catan, criado por Klaus Teuber, tem uma versão no português lusitano, no máximo. Ele abriu as portas para o gênero. Teuber, um protético, levou quatro anos projetando-o e chegou a uma genial combinação com uma ilha que deve ser colonizada com povoados, cidades e estradas. O rolar de dados e a troca de cartas com os produtos necessários para as construções temperam as disputas. Depois do sucesso do jogo de tabuleiro original, ele ganhou versões digitais e também comunidades online.

Outro "alemão" que está entre os mais populares e apresenta sites onde os jogadores podem fazer online suas jogadas é o Puerto Rico. Neste, cada jogador deve desenvolver sua própria ilha no Caribe e plantar produtos como milho, café, tabaco e índigo, construindo ao mesmo tempo prédios que ajudem na produção e exportação das mercadorias. Na sua vez, o jogador deve escolher um papel a desempenhar - prefeito, construtor, capitão, agricultor e assim por diante - que afetará não só sua ilha, como as dos demais; assim, deve pensar bem sua estratégia para não favorecer os adversários. É outro exemplo de game que se ganha com as mais diversas combinações de jogadas: não há uma fórmula, e nisto reside a beleza do jogo.

Existem muitos outros games do tipo, como o Carcassonne, em que se monta uma paisagem medieval ao mesmo tempo em que se toma posse de cidades, campos, estradas e mosteiros (tem versão para Xbox, até) ou o Princes of Florence, onde é preciso atrair artistas e cientistas do Renascimento para sua cidade embelezando-a e investindo em obras, liberdades civis e cultura.

Esta é só a ponta do iceberg. Para descobrir mais sobre esses e muitos, muitos outros jogos de tabuleiro, deve-se começar visitando o Board Game Geek, site em inglês que tem tudo sobre o tema. Veja o ranking dos jogos em www.boardgamegeek.com/browse/boardgame . No Brasil, há também o ótimo site de referência Ilha do Tabuleiro ( www.ilhadotabuleiro.com.br ), onde inclusive se pode comprar títulos oferecidos por jogadores locais".

Endereço da matéria:
http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2009/10/26/jogos-que-combinam-estrategia-diversao-873296086.asp

Nenhum comentário: