domingo, 25 de setembro de 2011

Mozart - Sonata "Facile" em Dó Maior - K.545



Não sei onde Mozart estava com a cabeça quando chamou de "fácil" esta sonata. Ah, claro. Para ele, era fácil. No entanto, faz tempo que estudei esta sonata e acredito que nunca a toquei corretamente de cabo a rabo. Mas não faz mal: resolvi gravá-la para ter um registro.

Lembro-me da primeira vez que li a partitura do segundo movimento, o meu preferido. Estava na casa do meu tio Toni, num piano que futuramente viria a ser meu. Em um certo trecho, recordo das lágrimas que brotaram em meus olhos quando "senti" a melodia, que, na minha opinião, é uma das mais bonitas dentre as sonatas do mestre de Viena. Melodia simples, porém profunda. Descobri ali a genialidade de Mozart e, desde então, nunca mais deixei de escutar sua música.

Apesar da gravação ser caseira, e a interpretação longe de ser perfeita, deixo aqui o vídeo. É uma forma de eu compartilhar algo que gosto muito, que estará sempre comigo até o fim da minha vida. Esta música foi a primeira sonata que estudei - foi com ela que "senti" o espírito de Mozart e "entendi" a importância desse compositor. Hoje, graças a ele, entendo o valor da simplicidade. São nas pequenas coisas, nos pequenos gestos, nas pequenas pausas, que é possível encontrar a beleza. Pena que nosso dia-a-dia não seja assim. Pena que nem todos os homens entendam o "simples" significado da "simplicidade".

Wiki: http://en.wikipedia.org/wiki/Piano_Sonata_No._16_%28Mozart%29
Partituras: http://imslp.org/wiki/Piano_Sonata_No.16_in_C_major,_K.545_%28Mozart,_Wolfgang_Amadeus%29

Nenhum comentário: