domingo, 28 de setembro de 2008

Jogos modernos de tabuleiro

Xadrez, Gamão, Damas, Go. Jogos fazem parte da vida do ser humano, um instrumento cultural importantíssimo. Além dos jogos milenares, temos uma nova linha muito interessante, os chamados "jogos modernos de tabuleiro". No Brasil, eles são praticamente inexistentes. São poucos os títulos, quase sempre confundidos com "brinquedos". Dos mais famosos em terras tupiniquins, podemos citar War, Banco Imobiliário, Imagem & Ação, entre outros. Todos interessantes, mas não chegam nem perto dos jogos existentes lá fora.
Na Alemanha, a "brincadeira" é levada tão à sério que existe premiação aos melhores em cada modalidade. Trata-se do "Spiel des Jahres" - um prêmio cobiçadíssimo entre os criadores e produtores de board games. Títulos como "Agricola", "Puerto Rico" e "Antique" são praticamente desconhecidos no Brasil, mas fazem sucesso estrondoso na Europa e EUA. Quem tiver curiosidade, basta fazer uma visitinha ao BoardGameGeek.
É uma pena o Brasil estar tão atrasado nessa questão. Seria interessante se tivéssemos títulos novos, com gráficos e componentes caprichados - e não esses "meia-boca" que encontramos na maioria dos jogos atuais.
Este que lhes escreve está em vias de terminar a criação de um jogo próprio, sobre o garimpo na Serra Pelada. Acredito ser um tema interessante, atual (vide os recentes casos de brigas entre garimpeiros) e que faz parte da história do país. Já fiz as regras e alguns play tests. Falta a criação da arte e mais alguns ajustes. Quem sabe não dá certo? A produção nacional está precisando - vale a tentativa. O duro é conseguir publicá-lo depois... mas isso é assunto pra mais tarde.

Nenhum comentário: