sábado, 3 de janeiro de 2009

Richelieu - Pequeno resumo

Fiz um pequeno resumo do jogo Richelieu para um colega da lista BG-BR. Talvez interesse para mais gente. Aqui está:

Richelieu
(Um jogo de M. Schacht)

Para jogar online: http://www.mabiweb.com/modules.php?name=GM_Richelieu&op=description
BGG: http://www.boardgamegeek.com/game/5795

Note que há 4 fileiras. Temos que pegar sempre as cartas das pontas (esquerda ou direita) de qualquer uma dessas fileiras.Nas cartas, temos figuras de escudos (das famílias) e de "influências" (espada - militar, torre - política e cruz - igreja).

No decorrer da partida, conforme a gente pega as cartas, soma-se o número de escudos adquiridos para cada cor e o número de figuras de "influência".
Os números impressos nas cartas representam a quantidade de cartas daquela cor que existe no jogo. Ex: azul tem 8; verde tem 5.

Na sua vez de jogar, vc irá pegar as cartas dessa maneira:
- Se você for pegar uma carta com 2 escudos, vc só pode pegar essa carta e mais nenhuma outra.
- Se você pegar uma carta com apenas um escudo, vc tem direito de pegar outra carta, desde que seja da mesma cor. Para cada cor de carta (laranja, roxa, verde, vermelha, etc.), a gente soma o número de escudos que conseguiu na respectiva cor.

O número de figuras de "influências" é contado à parte.
Por exemplo:
- se eu pego uma carta laranja com 2 escudos, irei contabilizar dois escudos na região laranja (note que, como a carta tem dois escudos, eu só posso pegar ela e mais nenhuma outra)
- se pego uma carta azul com um escudo e uma torre, e outra carta azul com um escudo e uma espada; contabilizarei dois escudos para a cor azul. Contabilizarei também uma torre e uma espada para a contagem de "influências".

Quanto aos marcadores:Cada jogador tem 3 marcadores.
Na sua vez, depois de efeturar sua jogada, você pode deixar um marcador seu em qualquer carta do tabuleiro.
No decorrer da partida, outro jogador poderá posteriormente pegar essa carta que vc marcou, mas, para isso, terá que eliminar da partida um marcador dele (se tinha 3, fica só com 2).
Esses marcadores são uma forma de dificultar a vida dos adversários e tentar "reservar" as cartas que lhe interessa. Note que é apenas uma forma de "reservar" a carta, e não "garantir" que seja sua!

Quanto às bolinhas vermelhas colocadas em cima das cartas:
Elas são como um "bônus", que dão vantagem ao jogador.
Ao pegar essas cartas "premiadas", o valor da bolinha é revelado (só para si, não para o adversário).
- Se for bolinha com o desenho de um escudo azul, por exemplo, significa que vc terá, NO FINAL DA PARTIDA, um ponto a mais no placar geral de escudos de cartas azuis (Champagne).
- Se o bônus da bolinha vermelha fôr um desenho que parece uma "mira de arma", significa que vc poderá colocar de volta na partida um marcador seu que estava eliminado do jogo.

No final, soma-se o total de escudos e figuras de "influência".
Se eu, por exemplo, tiver 5 escudos na cor cinza, e você apenas 3, eu somo 5, e você nada. Isso mesmo: se vc perdeu em determinada cor, vc não soma nenhum ponto nessa cor!
O mesmo acontece com as "influências":Se vc teve 6 torres (ou espadas ou cruzes) e eu apenas 5, vc soma 6, e eu nada.

Outro detalhe importante:No final da partida, para cada cor de carta que você não conseguiu NENHUM ESCUDO, vc terá 5 pontos a menos na respectiva cor. Por isso, sempre tente pegar pelo menos uma carta de escudo em cada cor, senão a coisa fica feia!
O mesmo acontece se vc não conseguir NENHUMA figura de influência (seja ela cruz, torre ou espada).

Nenhum comentário: