terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

O fenômeno chamado NFL

Eu assisti à final do futebol americano, no último domingo. Torço pro Kansa City Chiefs, mas não deixo de acompanhar os grandes jogos, com este que aconteceu no final de semana passado.
Em 2008, o campeão foi o time de Nova York, os "Giants" do incrível quarter back Eli Manning. Naquela final, vi uma das mais lindas jogadas da NFL: a "super pegada" de Tyree, que espremeu a bola no próprio capacete para conseguir segurar a bola, mesmo sob forte marcação.
Neste ano, pensei que não haveria nenhuma "grande jogada", mas errei feio. Tivemos uma super interceptação, que resultou numa corrida para touchdown de 98 jardas, e, se não bastasse, pudemos assistir a um dos mais belos lances da história da NFL, uma super receptação para touchdown que deu a vitória ao Pittsburgh Steelers no finalzinho do jogo.
Achei este artigo, aí embaixo, bastante interessante, pois ilustra a incrível audiência que a final do futebol americano tem não só nos EUA, mas no mundo todo.

Audiência pós-Super Bowl é a maior em cinco anos

omingo foi ao ar nos EUA, pela NBC, o Super Bowl, o jogo final da liga de Futebol Americano (NFL). Todo ano o jogo é responsável pela maior audiência da televisão aberta e, consequentemente, qualquer série exibida após ele ganha uma enorme audiência e a chance de emplacar como hit da temporada. Foi assim que aconteceu com Grey's Anatomy em 2006.Esse ano, a série escolhida para ser exibida após o jogo foi The Office. A comédia conseguiu a excelente audiência de 29,7 milhões de telespectadores (números não totalmente consolidados). Com esse resultado, tivemos a melhor audiência pós-Super Bowl em cinco anos, já que em 2004 Survivor: All Stars conseguiu uma audiência maior, com 33,5 milhões de telespectadores.O jogo em si conseguiu a incrível média de 86 milhões de telespec-tadores. Apesar de ser uma enorme audiência, foi menor do que dos últimos anos. Acrescentando ainda que ano passado, o jogo atingiu sua maior audiência (inacreditáveis 97,5 milhões de telespectadores).

Abaixo você confere as audiências do jogo e do pós-jogo nos últimos anos.Total de Telespectadores do Super Bowl (em milhões)
2008 – FOX – 97,5 milhões
2007 – CBS – 93,1 milhões
2006 – ABC – 90,7 milhões
2005 – FOX – 86,1 milhões
2004 – CBS – 89,8 milhões

Total de Telespectadores no Pós-Jogo (em milhões)
2008 – House – 29,1 milhões
2007 – Criminal Minds – 26,1 milhões
2006 – Grey's Anatomy – 21,0 milhões
2005 – The Simpsons – 23,1 milhões
2004 – Survivor All-Stars – 33,5 milhões

Nenhum comentário: