segunda-feira, 13 de julho de 2009

Batalha Territorial

Comprei ontem o jogo Batalha Territorial, da Toia, e fiz um playteste sozinho, pra ver como funciona. Desde já, aviso que os gamers de plantão devem fugir dele. O fator sorte é bastante carregado, já que o jogo é determinado pelas cartas e pelos dados. A única decisão que o jogador tem que tomar é onde colocar seus peões. O tabuleiro é divido em regiões, sendo "solo", "minério, "água" e "floresta".

Cada jogador tira uma carta do monte e coloca 2 peões seus em qualquer território correspondente ao da carta. Só isso. Não há batalhas, como no War. Os dados são simplesmente para dar "bônus" aos jogadores no final de cada rodada. Cada jogador rola o dado 3 vezes. O número maior que sair poderá ser somado à pontuação geral do jogador. Simples, né? E desapontador também.

O jogo é dividido em duas rodadas. A primeira rodada acaba quando os jogadores colocarem seu 18º peão no tabuleiro. No tabuleiro vem impresso, em cada região, a pontuação de cada rodada. Quem tiver mais peões nessa região leva os pontos indicados. Bom, resumindo, é um joguinho de controle de área, com bastante sorte envolvida, sem exigir decisões complicadas. Quanto à arte, os desenhos até que são bacaninhas, mas a qualidade do papel, principalmente das cartas, deixa a desejar - como se isso fosse novidade no Brasil. Os peões são de plasticão mesmo, bem simplesões. Ótimos para serem usados em jogos homemades. hehehe

Um detalhe que esqueci de mencionar. Na parte de trás da caixa, a foto mostra dois decks grandões de cartas. É só pra inglês ver. O deck que vem no jogo é pequininho. Para mim, o jogo irá funcionar nas jogatinas familiares, pois o pessoal aqui gosta de jogos simples. War e Banco Imobiliário por aqui fazem sucesso. Já pros amigos mais gamers, o Batalha Territorial certamente nunca virá mesa.

Bom, mas apesar de todas as críticas, ainda nem joguei pra valer pra ver se é bom. Mas, à primeira vista, parece um jogo bem bobinho.

Seguem as fotos:







5 comentários:

Anônimo disse...

Bom... comprei ontem o jogo, mas acho que fiz a escolha errada meu filho de 7 anos, pra que vcs tenham uma idéia, disse que o jogo é muito chato rsrsrs tentei não foi dessa vez.

Anônimo disse...

bahh cara muito chato esse jogo comprei pensando que tinha açao e fiquei frustrado. Comprei o jogo pela capa, que é muito bonita. rsrsrs

Rodrigo M. Freire disse...

vou ter de ir na loja trocar. uma merda! inclusive as regras: mal esclarecidas. ou é a gente mesmo que não acredita que o jogo será tão bobo com tantos recursos: minério, floresta, peças pacas, mapa territorial, toda uma parafernália para nada! af, decepção! de que adiantam opr exemplo aqueles pontos? quem fica com o território é quem tem mais pinos, devemos anotar então os pontos? ou ver quem fica com territórios de maior valor na soma total? e aí, nestas horas, água, terra, floresta, minério vale tudo a mesma coisa? é ridículo! tentei entrar no site da empresa, dá página branca. até penso em inventar uma nova regra para ver se fica legal. os caras não sabem projetar um jogo, experimentar, sondar possibilidades. horrível a jogabilidade: aquilo que se pode fazer, aquilo que se pode analisar e descobrir para usar estrategicamente. horrível. péssimo jogo. nota zero: 35 reais custou aqui! acho que se eu enrolasse cigarros com estas notas que gastei seria mais jogo!

Jorge disse...

Eu também comprei e achei muito fraco para o material que fornece então criei NOVAS REGRAS e o jogo ficou mais dinamico, segue o link para o material completo!
https://drive.google.com/folderview?id=0B2aDJxb0todQeFg4eldieVVEYm8&usp=sharing

Clube de Desbravadores Semente Viva disse...

O Jogo e otimo drpende da idade amigo
Quanfoa se tem esposa e filho a intençao não deve ser dominar como fazemos no wor mas brincar com eles