sexta-feira, 19 de junho de 2009

Um viva à música brasileira!

Confesso que sou um mau brasileiro. Falo mal à beça dos meus compatriotas e fico babando ovo pros países lá de fora. É um erro meu, eu sei, mas já tentei ser diferente - eu juro. Mas a cada dia que passa, fico ainda mais fulo com as coisas nesta nossa terrinha. A boa verdade é que não temos culpa de nada. A gente até sabe quem são os culpados disso tudo, mas é chato ficar aqui falando, falando e falando mal das coisas, das pessoas. Somos todos pecadores, burros e hipócritas. E isso já basta para eu calar aqui minha boca (meus dedos, na verdade).

Bom, mas falei tudo isso pra falar de música. Hoje arrumei um disco que realmente fala do Brasil. Conheci hoje um tesouro que não conhecia e que, ao meu ver, retrata o país bem melhor do que muito artista famoso por aí, inclusive no estrangeiro. O Brasil é lindo - pelo menos na música e nas paisagens!
Falo de Moacir Santos. Quem nunca ouviu falar (assim como eu, até então), trata-se de um compositor de veia realmente tupiniquim. Pernambucado, Moacir Santos é criador de um jazz-choro totalmente original, a cara do Brasil - lindíssimo. Lá fora, no estrangeiro, ele é ícone entre os jazzistas - mais reconhecido do que o próprio Hermeto. Só escutando pra sentir.

O disco que me libertou das trevas da ignorância em relação à obra deste gênio se chama "Choros & Alegria". Para quem pensa que pouco se aproveita da música brasileira (assim como eu pensava), aqui está a prova do contrário. O jazz misturado à brasilidade afrodescendente, com suas nuances muito próprias, me deixaram de queixo caído. Antes, achava que apenas Villa-Lobos, Ernesto Nazareth, Tom Jobim e alguns poucos salvavam a música brasileira. Eis que Moacir chegou com tudo para mudar todo meu conceito. Palmas para Moacir! Agora vou colocar aqui o disco "Coisas", de 1965. Coisa incrível! E viva o Brasil e sua música!
Pra quem quer conhecer um pouco mais: http://musicabrasileira.org/marioadnet/machoros.html

Nenhum comentário: