quinta-feira, 28 de novembro de 2019

World Series 1953 REPLAY - Jogo #6 - APBA Baseball – modo “básico”


Como foi a partida na vida real

O Yankees jogava em casa e a partida era decisiva. Se ganhassem, levantariam a taça! O jogo aconteceu em 5 de outubro, desta vez no Yankee Stadium, no Bronx. Se vencessem, os Yankees eram campeões, o que colocou um peso enorme nos ombros dos Dodgers.

Logo no primeiro inning, o time da casa saiu na frente. Depois de walk, um strikeout e uma rebatida simples, Yogi Berra conseguiu uma dupla para colocar o Yankees na frente: 1-0. Na sequência, o pitcher do Dodgers, Carl Erskine, permitiu que as bases ficassem lotadas e, em um erro da defesa após a rebatida rasteira de Billy Martin, fez com que o time Nova York ampliasse a vantagem. 2-0.

No inning seguinte, Gene Woodling rebateu um sacrifice fly e empurrou mais uma carreira. 3-0.
O pitcher Whitey Ford arrememssou 5 entradas sem tomar nenhum ponto, mas na sexta entrada sofreu uma rebatida dupla de Jackie Robinson, que depois roubou a terceira base e marcou um ponto em uma rebatida rasteira de Roy Campanella.

A partida estava 3 a 1 para os Yankees até a oitava entrada. Na nona, Brooklyn se levantou com um homerun de duas corridas de Carl Furillo (já que Duke Snider estava em base), rebatendo a bola do pitcher Allie Reynolds. Era tudo ou nada para o Brooklyn, que não podia perder esse jogo crucial.
 Hank Bauer, Yogi Berra,
Billy Martin, and Joe Collins


Mas aí foi a vez do segunda base do Yankees, Billy Martin (que na World Series anterior, de 1952, havia feito uma recepção salvadora no jogo 7), e arruinou os sonhos dos Dodgers de vencer o campeonato! Na parte de baixo da nona entrada, com um corredor na segunda base, Martin conseguiu rebater um sinker do arremessador Clem Labine para garantir a rebatida simples que impulsionou uma corrida. Ponto para os Yankees, campeões da World Series de 1953! Festa no Yankee Stadium! Placar final 4-3. A série terminou em 4-2.

O pitcher Carl Erskine, do Brooklyn Dodgers, se prepara (chutando o "pitcha preto") para enfrentar Gene Woodling, dos Yankees, durante o jogo 6 da World Series de 1953, realizado em 5 de outubro, no Yankee Stadium, Bronx, New York. (Foto de Hy Peskin/Getty Images)

Como foi a partida no APBA Baseball

Era tudo ou nada para os Yankees. O time de New York precisava vencer ou vencer, mas os Dodgers vinha jogando muito bem desde o início da série e mostrando-se um time muito difícil de ser batido. No primeiro inning nenhuma equipe marcou. Os Dodgers chegaram perto de abrir o placar, mas o pitcher yankee Edward Ford não deixou: com as bases cheias, ele eliminou Gilbert Hodges com strikeout.

O primeiro ponto da partida foi marcado no segundo inning. William Cox, na primeira base, conseguiu roubar a segunda, enquanto Furillo avançou com velocidade para o home plate. “Safe”, gritou o juiz. 1-0 para os Dodgers. Na parte de baixo do mesmo inning, Yankees não deixou barato e meteu logo três pontos. O primeiro veio com um homerun de Lawrence Berra. Depois, McDogauld rebateu uma simples rasteira para empurrar Mickey Mantle, que ocupada a terceira base. O terceiro ponto foi marcado por Alfred Martin, depois da rebatida forte, rasteira e indefensável de Eugene Woodling. 3-1 no placar.

Os times só voltaram a pontuar na quinta entrada. Depois de um sacrifice fly para o campo direito, de Campanella, os Dodgers marcaram um ponto com Gilliam, que avançou da terceira para base para o home assim que o right fielder fez a defesa. Na sequência veio Reese, que pontou graças ao line drive forte de Gilbert Hodges. Os Dodgers finalizaram a quinta entrada à frente dos Yankees com o ponto de Jackie Robinson, que pontuou após a rebatida simples de Edwin Snider. 4-3.

Na sexta entrada, os Yankees mostram os dentes e empatam com um longo homerun de Mickey Mantle. E aí o time de New York parecia que ia colocar o prego no caixão. Enfiou logo 3 pontos na conta do pitcher Erskine, na sétima entrada. Collins rebateu um homerun de duas corridas e, logo na sequência, foi a vez de Lawrence Berra mandar para trás do muro. Com dois homeruns, o placar ficou 7-4 e a torcida estava empolgada.

Tudo parecia bem para os Yankees, até que chegou a oitava entrada. Cansado, o arremessador Edward Ford foi substituído por Allie Reynolds, que entregou a rapadura. O técnico dos Yankees não imaginava que ele estaria em um péssimo dia. A reação dos Dodgers começou com James Gilliam, que rebateu um line drive duplo para empurrar William Cox. 7-5.
Reynolds deixou as bases lotadas e, para surpresa geral, cedeu um walk para Campanella. 7-6. O técnico, bastante criticado após a partida, resolveu confiar em seu reliever e deixar o arremessador no jogo. Temporariamente, parece que isso aumentou a confiança de Reynolds, que eliminou Hodges com um strikeout. Os Yankees já tinham eliminado 2 rebatedores. O clima era de tensão e a torcida olhava desconfiada para o seu time em campo, mas ainda estavam confiantes na vitória. Os Dodgers tinham, naquele momento, bases lotadas. A pressão em cima de Reynolds era enorme. Mesmo assim, o técnico resolveu deixá-lo em campo, pois era um bom pitcher e havia enfrentado situações parecidas durante a temporada.

Em um Yankee Stadium lotado, eis, então, que acontece o que os nova-iorquinos mais temiam. Edwin Snider gira forte o bastão e acerta a bola em cheio. Rebatida dupla e dois corredores pontuam: Gilliam e Robinson! 9-7. A torcida emana um doloroso “booooooooo” para o time, que sente o baque. O estrago estava feito.
Time dos Dodgers '53 em uma
versão antiga do APBA Baseball.

No final da nona entrada, os Dodgers já tinham um rebatedor eliminado e o arremessador Clement Labine substituiu Robert Milliken (que havia acabado de entrar) para fechar a contenda. Havia um corredor na primeira base e ainda existia um fio de esperança para o torcedor yankee.

E foi nesse momento crucial que a defesa dos Dodgers mostrou sua competência. Em uma batida rasteira de Joseph Collins, a bola veio em direção do pitcher Labine, que segurou firme e mandou para a primeira. 2 outs. Para fechar, o left fielder Jackie Robinson eliminou por flyout a rebatida alta de Henry Bauer. 
Fim de jogo e da World Series. Placar final: 9 a 7. Na série: 4 a 2.
Dodgers sagraram-se campeões fora de casa e, naquele momento, a festa dos torcedores de Brooklyn estava só começando...
BROOKLYN DODGERS 1953 (9) AT NEW YORK YANKEES 1953 (7)

BROOKLYN DODGERS '53 AB  R  H BI  NEW YORK YANKEES '53 AB  R  H BI
James Gilliam         3  2  1  1  Eugene Woodling       5  1  3  1  
Harold Reese          3  1  1  0  Joseph Collins        5  1  1  2  
Jack Robinson         2  2  1  0  Henry Bauer           5  0  0  0  
Roy Campanella        3  1  0  2  Lawrence Berra        4  2  2  2  
Gilbert Hodges        5  0  1  1  Mickey Mantle         4  2  2  1  
Edwin Snider          5  0  2  4  Alfred Martin         3  1  1  0  
Carl Furillo          4  1  0  0  Gilbert McDogauld     4  0  2  1  
William Cox           4  1  1  0  Philip Rizzuto        3  0  0  0  
Carl Erskine          3  0  0  0  Edward Ford           2  0  0  0  
 Richard Willians     1  1  1  0   Allie Reynolds       2  0  0  0  
 Robert Milliken      1  0  0  0                                    
TOTALS               34  9  8  8  TOTALS               37  7 11  7

BROOKLYN DODGERS 1953         010 030 050 -- 9  
NEW YORK YANKEES 1953         030 001 300 -- 7  

LOB--BROOKLYN DODGERS 1953 10, NEW YORK YANKEES 1953 5.
2B--Edwin Snider, James Gilliam, Gilbert McDogauld, Mickey
Mantle. 3B--Alfred Martin. HR--Mickey Mantle, Lawrence Berra
(2), Joseph Collins. HBP--Harold Reese. SB--William Cox,
Harold Reese, Carl Furillo.

 BROOKLYN DODGERS 1953           IP    H    R   ER   BB   SO   HR
Carl Erskine (W)               7.00    9    7    7    2    7    4
Robert Milliken                1.33    2    0    0    0    1    0
Clement Labine (S)             0.67    0    0    0    0    0    0
 NEW YORK YANKEES 1953      
Edward Ford                    7.00    5    4    4    8    3    0
Allie Reynolds (L)             2.00    3    5    5    3    2    0

SO--Edwin Snider, Harold Reese, Gilbert Hodges (2), Carl
Erskine, Allie Reynolds, Edward Ford, Philip Rizzuto, Alfred
Martin, Henry Bauer (4). BB--William Cox, Jack Robinson (3),
Roy Campanella (2), Harold Reese, Carl Furillo, James
Gilliam (3), Philip Rizzuto, Alfred Martin.


Team123456789RHEL
Brooklyn Dodgers 195301003005098010
New York Yankees 195303000130071105
WP: Carl Erskine, LP: Allie Reynolds, SP: Clement Labine


DESTAQUES:



AB: 5    Hits: 2 (4 RBI)



AB: 5   Hits: 3 (3 singles, 1 RBI)

AB: 4    Hits: 2 (2 HR, 2 RBI)

AB: 5    Hits: 1 (1HR, 2 RBI)


Nenhum comentário: