quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Minhas impressões e considerações pós-replay - APBA Baseball - World Series 1953

Simular as partidas da World Series de 1953 no jogo APBA Baseball foi uma das experiências mais legais que já tive em relação a jogos de tabuleiro. Geralmente, os board games são jogados com amigos, em grupo, mas no caso do APBA meus únicos companheiros foram os cards, os dados, as tabelas e o celular, que usei para realizar o registro das jogadas. E foram bons companheiros!

Durante as seis partidas, pude conhecer um pouco mais sobre cada jogador da época, pois logo após os confrontos eu sempre fazia pesquisas na internet sobre eles. Lá eu descobri a força de Mickey Mantle, as notáveis jogadas de Jackie Robinson, Campanella, Snider, Berra, Martin, e tantos outros. Eu diria que o "replay" dos jogos de baseball no tabuleiro é uma ótima maneira de você se aprofundar na história desse esporte espetacular, que encanta milhões de fãs não só nos EUA, mas no mundo todo.



Após os resultados obtidos nos dados, por umas três vezes as tabelas me mandavam "machucar" um jogador - uma forma do jogo "simular" contusões. Eu ignorei esses resultados de "injury", pois desde a primeira partida decidi que usaria as escalações originais dos times. Se eu fosse tirar algum jogador por contusão, a "regra" que estipulei no início seria quebrada. A jogatina, nesse caso, perderia a característica de "replay" do jogo real.

Devo dizer também que as substituições que aconteceram nas partidas reais eu não segui à risca em meus jogos no tabuleiro. Isso porque não havia lógica, por exemplo, de tirar um jogador que estava muito bem em campo, na minha simulação. Isso aconteceu umas duas vezes durante a minha jogatina. Lembro que um pitcher dos Yankees estava super bem na partida, mas no jogo real ele havia sido substituído por não estar num bom dia... eu simplesmente ignorei isso. No entanto, algumas substituições que foram realizadas nos jogos reais, que estavam dentro da "lógica" da minha simulação, eu também realizei, normalmente.

Eu, como torcedor do Yankees, admito que não fiquei tão feliz com o resultado dos jogos. rs. Queria, de verdade, ter visto a equipe de New York campeã também no tabuleiro - já que, na vida real, ela foi campeã da World Series naquele ano de 1953. No entanto, o prazer de rolar os dados e ver como se comportou cada jogador em campo, independentemente de qual time ele defendia, foi enorme e espero poder reviver outros jogos nesse sistema de replay.

Infelizmente, o APBA Basebal, por ser um board game bastante conhecido e considerado clássico nos EUA, tem um preço um pouco elevado - principalmente para nós, brasileiros. Para se ter uma noção, comprar todos os times de uma temporada recente sai 75 dólares, mais o frete (que deve ser uns U$ 20). Gostaria de adquirir alguns times no futuro, mas por ora tenho usado um outro sistema, gratuito e disponível da internet, chamado NPNG+ (National Pastime New Generation). Digamos que a base desse game é o APBA, mas possui algumas mudanças interessantes. Acredito até que o sistema dele seja um pouco mais complexo e ofereça resultados ainda mais realísticos em relação ao APBA.

Dito tudo isso, obrigado a você, que leu e curtiu as acompanhou os replays dos jogos. Sei que pouca gente se interessa por isso, mas se pelo menos uma pessoa tenha gostado da experiência, já fico feliz. Mais do que um hobby para mim, o replay das partidas de beisebol é uma paixão a ser compartilhada com outros fãs.


Nenhum comentário: