sexta-feira, 23 de junho de 2023

Quartz "O Jogo de Cartas": em busca de pedras preciosas (nem que sejam dos amiguinhos)

Nem só de jogo pesado e eurogame vive o nerd, então vale muito a pena jogar um Quartz card game. Nunca tinha jogado, nem a versão normal (board), e posso dizer que achei bem divertido. 


Se você curte um game bem leve, cheio de provocação e dedo no zóio, esse é para você. O objetivo é explorar uma mina e arrecadar o maior número possível de pedras preciosas, de quartz. Mas não é assim tão simples. Há pedras "instáveis" que, se estourarem, você perde tudo o que conseguiu.

As cartas das pedras são de várias cores, 
umas mais raras que as outras. 

Então é assim: você vai virar cartas de um monte fechado, virando-as para cima, coletando as pedras representadas ali. Mas nos cantos de algumas das cartas há um desenho de "pedra instável" (verdinho). Se, por exemplo, você virou uma carta que tem pedra instável no canto superior direito e, mais frente, naquela rodada, virar outra carta que tenha uma pedra dessa (ou seja, que também tem o desenho de pedra instável no canto superior direito), você perde TUDO o que tinha conquistado (naquela rodada)! Então, o segredo é saber parar na hora certa, sem se arriscar. Quanto mais você minera, mas perigoso vai ficando, então, é um jogo de análise de probabilidade, com bastante sorte também.

E não é só isso: os amiguinhos tentarão te prejudicar o todo tempo, seja roubando suas pedras conquistadas, ou provocando a explosão de suas pedras instáveis, etc. 

Mas há defesas também... tanto as cartas de ataque quanto as de defesa você consegue pegar toda vez que minera uma carta com desenho de "anão" (barbudinho). Para isso, você descarta e pega uma carta do deck especial, que é esse deck que falei que tem cartas que podem ser de ataque ou defesa. 

E vale dizer que as pedras que vc juntou na mesma cor podem ser "guardadas" no baú, evitando que sejam roubadas. Para isso, vc deve gastar sua ação da vez, ou baixar uma carta especial ao final de seu turno.

Outra coisa que vale destacar é que o jogo parece muito com o "Risco Total", aquele game polêmico que a Grow lançou copiando o Incan Gold, manja? Nele você entra no mar como mergulhador e coleta tesouros, mas sempre atento para sair da água na hora certa, antes de acabar o oxigênio ou ser atacado por um tubarão! Quartz tem essa pegada, que acho bem instigante - pois vc sempre fica na tentação de arriscar mais ou pouquinho em busca de mais dinheiro (ganância total hehehe).

Jogo leve, rápido, para jogar com quem curte zoação. Gostei!



Nenhum comentário: